Agricultor Familiar vai ganhar Casa do Produtor Rural

O agricultor de Campos vai poder contar com um novo canal de atendimento dentro da Secretaria Municipal de Agricultura. A partir da próxima segunda-feira (08), vai estar funcionando a Casa do Produtor Rural, onde os produtores rurais vão poder estar se orientando a respeito da legalização de suas atividades.

O secretário de Agricultura, Almy Junior, explica que para os agricultores venderem aos órgãos públicos é necessário que estejam legalizados e tenham, por exemplo, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

“Através da Casa do Produtor, o agricultor familiar vai ter um espaço de apoio com a finalidade de apoiar no processo de legalização. Nós da Agricultura estamos seguindo a premissa do Prefeito Wladimir Garotinho e do Vice-Prefeito Frederico Paes, que é ligado ao campo e conhece as dificuldades do homem de quem vive dele. Nosso objetivo é ajudar o agricultor a produzir melhor e comercializar seus produtos”, afirma Almy Júnior.

A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família. “A DAP é a certidão de nascimento do agricultor familiar. Com ela, além de poder vender para os órgãos públicos, o agricultor familiar poderá ter acesso ao crédito e registrar seus produtos”, explica o secretário.

Campos possui cerca de cerca de 7,800 produtores rurais. Desses, aproximadamente 6.000 vivem da agricultura familiar. A Casa do Produtor Rural vai funcionar anexo à Secretaria Municipal de Agricultura, no prédio da Fundenor. O agricultor ainda poderá entrar em contato com a secretaria através do e-mail: agricultura.cg@gmail.com ou pelo número (22) 98175-0886. Caso necessite do Serviço de Inspeção Municipal/Veterinária o número disponível é (22) 98126-5475.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação*

Fonte: Terceira Via