Aulas na rede municipal de Itaperuna continuam de forma remota

Imagem - Vídeo da professora Roberta dando boas-vindas aos alunos do 6° ano
Imagem – Vídeo da professora Roberta dando boas-vindas aos alunos do 6° ano

Em Itaperuna, RJ, as aulas na rede municipal continuam de forma remota, devido às orientações e protocolos adotados em função da pandemia de Covid-19. Os alunos que não tem acesso a dispositivos conectados à Internet estão recebendo material pedagógico impresso e as devidas orientações, para a realização das atividades propostas.

Só na zona rural, o município atende a 208 alunos com material didático impresso. Motoristas e professores se deslocam até as localidades rurais realizando a entrega do material, oportunidade ímpar, em que alunos podem rever os professores. Também há alunos na zona urbana que não tem acesso ao ensino remoto e, todos eles, também recebem as apostilas. Àqueles que residem longe da escola, recebem em suas casas; já os alunos que moram próximos às escolas, retiram o material na própria escola, com a presença do responsável.

As atividades recebidas pelos alunos são devolvidas posteriormente para que os professores façam as devidas avaliações. Vale lembrar que existe um planejamento por parte da Secretaria Municipal de Educação, para que haja o ensino de forma híbrida, ou seja, com atividades online e presenciais, que será realizado de forma gradativa; assim que for possível, obviamente, quando as autoridades sinalizarem para um cenário mais ameno, em relação à pandemia.

MATRÍCULAS

A renovação de matrícula no município de Itaperuna aconteceu no final do ano passado. É importante destacar que a rede municipal de ensino abriu novas vagas, para receber alunos de escolas particulares. Existem casos de alunos que não renovaram e não pegaram a transferência para outras escolas, nestas circunstâncias, a Secretaria realiza uma busca ativa para saber por qual motivo o aluno está fora da escola. Quem ainda não fez a matrícula e desejar fazer, deve ir até a escola desejada. Existindo vaga naquela escola, o aluno será matriculado. Caso não exista a vaga na unidade em questão, será encaminhado a outra escola.

PROJETOS PARA 2021

A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando para desenvolver muitos projetos neste ano, dentre eles, Alô, Professor!, Educação e Emoção, Trilhas Formativas, Saúde na Escola, Retrovisor e Aprendendo, todos com desdobramentos, multiplicando ainda mais as ações em Educação. Em outra oportunidade, esses projetos serão divulgados detalhadamente.

PLATAFORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA – Outra ação que merece destaque é o desenvolvimento de uma plataforma de ensino à distância, que trará inúmeros benefícios a alunos e professores, facilitando o acesso ao conteúdo pedagógico, bem como centralizando todo conteúdo programático.

DECOM – Itaperuna