Bispo emérito, D. Roberto Guimarães volta a ser internado

Mais informação para você!

O bispo emérito da Diocese de Campos e por muitos anos pároco da Matriz São José do Avahy em Itaperuna e também com passagem por Natividade ainda década de 60, onde foi vigário paroquial – ao lado do saudoso Monsenhor José Moacir Pessanha – Dom Roberto Gomes Guimaraes, voltou ser internado nesta terça-feira (05) em um hospital particular de Campos, para tratamento de quadro de pneumonia e infecção bacteriana.

A informação foi confirmada através de nota pelo Monsenhor Leandro Diniz, vigário-geral da diocese, que pediu orações pelo religioso, que completou 85 anos. D. Roberto, está coma saúde debilitada desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em fevereiro de 2020.

Biografia:

D. Roberto nasceu em Campos em 1936. Em 1950 iniciou seus estudos eclesiáticos no Seminário Arquiocesano. São José de Niterói. Terminando o Seminário Menor estudou Filosofia no Seminário Arquiocesano São José, Mariana , Minas Gerais, concluindo também Teologia. Em 1961 ordenou-se sacerdote na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

Foi professor de Seminário da Basilica Menor de Maria Imaculada em Varre-Sai, Vigário Paroquial em Natividade (1964), em São Fidélis (1965 a 1967) – sendo professor do Ginásio Fidelense – e de Lage de Muriaé (1967- 1968), Pároco em São Benedito, Itaperuna (1968 – 1973) e em São José do Avahy também em Itaperuna (1973 – 1995).

Em 1981 ficou encarregado do Seminário do Seminário Diocesano de Maria Imaculada, coordenador da Pastoral Vocacional, de Catequese e Dir. Diocesano da Educação Religiosa da Rede Estadual. E ainda integrou o conselho Presbiterial. Foi nomeado vigário geral da diocese de Campos em 1994 e por sua santidade o Papa João Paulo II Bispo Diocesano de Campos em 1995.

A Sagração Episcopal e a posse se deram em 7 de janeiro de 1996, festa da Epifania do Senhor, na Catedral – Basílica Menor do Santíssimo Salvador. Tornou-se Bispo Emérito de Campos no dia 30 de julho de 2011.

Fonte: Natividade FM