Bombeiros e Marinha realizam transferência de menino com Covid-19 para UTI pediátrica no Rio

O menino de 8 anos é morador de São José de Ubá/RJ, e está em estado grave em decorrência de complicações da Covid-19.

Uma ação integrada permitiu a bem-sucedida transferência médica de uma criança de 8 anos de idade, vítima grave da Covid-19, do noroeste fluminense para a capital, neste domingo (06/12). Por terra e por ar, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e Marinha do Brasil transportaram o paciente da UPA de Itaperuna para o Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel.

A operação terrestre ficou a cargo do CBMERJ, que contou com duas ambulâncias avançadas com UTI (unidade de tratamento intensivo) e equipe médica. O transporte aéreo foi realizado por uma aeronave da Marinha do Brasil, que opera por instrumentos.

– Choveu hoje no Estado do Rio e ficamos sem teto para levantar voo. Imediatamente solicitei apoio aéreo, em virtude da gravidade do caso – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, que foi prontamente atendido pelo comando do 1º Distrito Naval. – A corporação já adquiriu, na Itália, uma aeronave que opera por instrumentos, mas a Pandemia atrasou a entrega. Seria o ideal para fazer o resgate.

Uma ambulância do corporação transportou o paciente do hospital de origem até o aeroporto de Campos, onde o helicóptero da Marinha do Brasil aguardava. Chegando no aeroporto Santos Dumont, outra ambulância do Corpo de Bombeiros RJ, também com UTI e tripulada por uma pediatra, realizou o translado até a unidade hospitalar de Vila Isabel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui