Câmara de Campos estuda alterar formato da sessão de posse dos eleitos marcada para 1º de janeiro de 2021

Sede da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes (Foto: Carlos Grevi)

A Câmara Municipal de Campos estuda possibilidades para que a primeira sessão da Casa de leis, do ano de 2021, com a nova composição eleita em primeiro turno, seja adaptada por conta da pandemia do coronavírus. A intenção é respeitar as diretrizes dos órgãos de saúde para prevenção à transmissão da Covid-19. “Por esse motivo, o local e horário da solenidade de posse ainda serão divulgados, bem como as medidas que serão adotadas para a segurança de todos”, informou a assessoria de imprensa, por meio de nota.

O que se sabe é que a data da posse será dia 1º de janeiro, como prevê o Regimento Interno da Câmara. Na ocasião, serão legitimados, os 25 vereadores eleitos, além do prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes, munidos dos diplomas, que serão entregues pela Justiça Eleitoral, na próxima quinta-feira (17).

De acordo com  assessoria de imprensa da Câmara Municipal, o Regimento Interno preconiza que a solenidade seja presidida pelo vereador eleito com maior número de votos, neste caso, o vereador Abdu Neme, que se reelegeu. Primeiro acontece a sessão de posse dos vereadores, em seguida é feita a eleição da Mesa Diretora e, por último, se dará posse a prefeito e vice-prefeito.

Eleitos Wladimir Garotinho e Frederico Paes (Foto: César Ferreira)

Diplomação – Os eleitos (prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes) serão diplomados pela 76ª Zona Eleitoral de Campos, a partir das 8h, do dia 17 de dezembro de 2020, véspera do fim do prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os cartórios promoverem o ato. Também por conta da pandemia, a cerimônia de diplomação será simbólica, sem aglomeração.

Os diplomas serão entregues, por hora marcada, pela chefe de cartório da 76ª Zona Eleitoral, Monique Carneiro, aos eleitos. O juiz eleitoral titular da 76ª Zona Eleitoral, Glicério de Angiolis Silva, está de licença. Paulo Maurício Simão Filho é o atual responsável pela Zona Eleitoral.

Fonte: Terceira Via