

Identificação
Os participantes devem apresentar, obrigatoriamente, passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do exame. Caso não possa utilizar a via original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o inscrito poderá fazer as provas, desde que apresente registro de ocorrência expedido por órgão policial ou equivalente há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, voltada à coleta de informações pessoais, com o objetivo de comprovar a identidade.
No caso de candidatos que apresentarem a via original do documento danificada, ilegível ou com fisionomia diferente, que não permita a completa identificação, também só poderão realizar as provas depois de passarem por uma identificação especial.
Cartão de confirmação
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo prova, o Cartão de Confirmação da Inscrição contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento pode ser acessado na página do Celpe-Bras. O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o documento no dia de aplicação.
Horários e locais
Os horários e locais de aplicação das provas são estabelecidos pelos postos aplicadores, em cada país, de acordo com o edital do Celpe-Bras. Nos dias de realização do exame, o participante deverá comparecer ao local nos horários estabelecidos, com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas. É proibida a entrada do participante que chegar ao local de prova após o horário estabelecido pelo posto aplicador.
Covid-19
Os participantes e envolvidos no Celpe-Bras 2020 deverão obedecer às regras de distanciamento, com atenção redobrada antes da abertura dos portões e da identificação, além da utilização de álcool em gel e de máscara.
Celpe-Bras
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.