Corpo que pode ser do 5º tripulante de lancha é resgatado em Cabo Frio

A Marinha do Brasil informou que mais um corpo foi encontrado no litoral do estado do Rio. O corpo, que pode ser de Cláudio de Souza, mecânico da lancha, foi localizado por um barco pesqueiro na última terça-feira (9), décimo dia consecutivo de operação. A embarcação reportou ter avistado um corpo dentro da área de buscas, a aproximadamente 35 km a sudeste do Farol de Cabo Frio. O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” recolheu o corpo.

Até então, quatro corpos já haviam sido encontrados na região. De acordo com o IML de Macaé, os quatro já foram identificados como sendo de Domingos Sávio, Guilherme Ambrósio, Wilson Martins dos Santos e Ricardo José Kirst. Os primeiros corpos foram encontrados na quinta-feira (4) por uma aeronave da FAB em alto mar na região de Cabo Frio. Outros dois corpos foram encontrados no sábado (6).

Operação de buscas – Segundo a Marinha, a Operação de Busca e Salvamento (SAR) aos tripulantes da embarcação “O Maestro”, coordenada pelo Salvamar Sueste, contou com a participação direta de 240 militares, tripulantes do Navio-Patrulha (NPa) “Macaé”, Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, Navio Oceanográfico (NOc) “Antares”, Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, aeronaves Sea Hawk SH-16 e Esquilo UH-12, da MB, e P-95A, da Força Aérea Brasileira (FAB). A Marinha afirmou ainda que as ações receberam o apoio de todas as embarcações que navegam nas áreas próximas e de empresas civis que operam regularmente helicópteros e navios na região.

Os navios e aeronaves militares empregados realizaram uma varredura em uma área de mais de 91.735 km², percorrendo uma faixa litorânea entre o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), e a Restinga da Marambaia (RJ), com um afastamento de até 90 km da costa.

Em nota, a Marinha destacou, também, que as causas e responsabilidades do acidente serão apuradas por intermédio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) conduzido pela Marinha.

Fonte: Terceira Via