Guardas municipais participam de Curso de Capacitação para Condutores de Cães de Faro

Mais informação para você!

Guardas municipais participam de Curso de Capacitação para Condutores de Cães de Faro

Cinco guardas municipais de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam do Curso de Capacitação para Condutores de Cães de Faro, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que teve início na segunda-feira (1). O objetivo é preparar os guardas para a implantação do Grupamento de Operações com Cães (GOC) em SFI.

O curso é ministrado pelo guarda civil municipal de Macaé e instrutor de K9 Anderson Justino, tendo como coordenador do Grupamento de Operações com Cães (GOC), Alexandre Cordeiro. Serão cinco dias de aulas, até a próxima sexta-feira (5).

“Os guardas municipais Erik Gusmão, Gilvan Oliveira e Débora Mata estão participando da reciclagem. Já Neiva Cristini Batista e Roberta Panisset estão na primeira capacitação. Outros cinco guardas já fizeram este curso com o instrutor de K9 Wellington Piú, da cidade de Casemiro de Abreu: eu, Cassiano Macedo dos Santos, Jonas Belmiro, Levi Vitorino e Wagner Froes”, revelou o comandante da GCM de SFI, Fabiano Vasconcellos.

Segundo o comandante, o município está planejando implantar o GOC após a efetivação da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. “Inicialmente, vamos começar com um animal, com previsão de chegarmos a no máximo três. Os cães, através do faro, ajudam a encontrar drogas, armas de fogo, munições e até pessoas desaparecidas”, explicou Vasconcellos.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos ressaltou que o município está se estruturando para colaborar com o aumento da segurança pública, apesar de ser um dever do Estado. “A partir da implantação da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil estaremos contribuindo ainda mais”.

Fonte: Ascom SFI