Italva – Quarta-Feira – Italva estará aplicando a 2ª dose da Coronavac para os faltosos, dia 26

Na próxima quarta-feira (26/05), a Secretaria de Saúde de Italva estará aplicando a 2ª dose da vacina CORONAVAC contra o COVID-19 para os italvenses que não compareceram na data marcada para a 2ª aplicação.

A vacinação acontecerá das 8h às 14h nas unidades do ESFs, somente para os faltosos.

Municípios vão receber mais doses da Coronavac e Astrazeneca

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) recebeu nesta terça-feira (18/05) 336.800 doses de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. A operação de entrega começou hoje e termina nesta quarta (19/05). Os imunizantes serão distribuídos aos 92 municípios, considerando o calendário vacinal proposto pelo Programa Nacional de Imunizações e contemplando a segunda dose.

São 174.400 doses de CoronaVac, destinadas exclusivamente a cobrir as segundas doses pendentes, que foram indicadas pelos municípios, através de ofício solicitado pela SES para garantir que a população fosse imunizada. Esta remessa será destinada a 56 municípios, os demais já tiveram sua cota concluída. Já as 162.400 doses de Oxford/Astrazeneca serão enviadas para todos os municípios, para serem usadas também para a segunda dose.

O Ministério da Saúde orienta que as gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não tenham recebido a vacina devem ser imunizadas com CoronaVac ou Pfizer. É necessária avaliação médica prévia, e um relatório para apresentação no posto de vacinação. Já as que não têm comorbidades, a vacinação não está disponível. As grávidas e puérperas (incluindo as sem fatores de risco adicionais) que tenham tomado a primeira dose da vacina AstraZeneca devem aguardar a definição do protocolo a ser seguido. A SES ainda ressalta que a qualquer percepção de efeito adverso deve ser buscada avaliação médica.