Itaperuna – Sexta-Feira – Itaperuna tem 16.314 casos da Covid-19; 147 mortes foram confirmadas por complicações da doença

Mais informação para você!

Itaperuna registrou 16.314 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia até a última quinta-feira (14). O levantamento oficial divulgado no primeiro boletim epidemiológico do ano, aponta ainda para 147 óbitos em decorrência de complicações da doença.

A Secretaria de Saúde de Itaperuna informa que os dados divulgados nesta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, no boletim da COVID-19 somam todos os casos notificados até o momento no município.

O aumento abrupto dos números se deve à forma de contagem feita até o ano de 2020, que não levava em consideração todos os resultados de laboratórios particulares e prestadores de serviços do município, além de muitos que não tinham sido registrados no sistema da vigilância.

A Secretaria realizou uma força tarefa nas primeiras semanas de trabalho da gestão para que todos os casos notificados do município fossem divulgados corretamente nesse resultado.

O trabalho da Secretaria é mostrar à população a realidade da pandemia na cidade, que é maior do que se imagina, buscando notificações não realizadas e casos não contabilizados anteriormente.

Foi constatado uma subnotificação de casos de março a dezembro de 2020, onde foram divulgados 6.765 casos positivos, o equivalente a média de 25 casos positivos diários.

A partir de agora a Secretaria se une a todos os prestadores de serviço de saúde da rede pública, privada ou filantrópica, para que, juntos, notifiquem diretamente no e-SUS VE, que é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos do novo coronavírus no prazo de 24 horas, como estabelece a portaria 1.792 de julho de 2020.

Confira o boletim desta quinta-feira:

Itaperuna tem 16.314 casos da Covid-19; 147 mortes foram confirmadas por complicações da doença

Fonte: Jorge Luiz Online