Itaperuna – Terca-Feira – Itaperuna recebe 2040 doses da vacina contra a Covid-19 nesta primeira fase de vacinação

Mais informação para você!

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 969 pessoas do primeiro grupo.

O município de Itaperuna recebe, nesta terça-feira, 19 de janeiro, 2040 doses da vacina coronavac, da primeira fase da vacinação contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação no município começará na próxima quarta-feira (20) e tem a meta de vacinar 969 pessoas, levando em consideração a perda operacional de 5% das vacinas.

Cada pessoa receberá duas doses do imunizante, com intervalo de duas ou três semanas.
Essas doses serão destinadas ao primeiro grupo que contempla 34% dos trabalhadores de Saúde do município; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em asilos ou abrigos); e pessoas com deficiência institucionalizadas (internadas).

Esse grupo será visitado por profissionais da saúde para a vacinação.
A Secretaria de Saúde ainda informa que as doses serão armazenadas em locais apropriados, conforme orientação do Ministério da Saúde, e são suficientes para atender todas as pessoas do primeiro grupo.

“É muito importante que todas essas pessoas do primeiro grupo se vacinem. Nós já temos cientificamente comprovada a sua eficácia da vacina e, por isso, já estamos numa força tarefa para começar a vacinação nesta semana. Nossos profissionais de saúde foram treinados e vão até a essas pessoas para levar e aplicar o imunizante”, disse o Secretário de Saúde, Marcelo Ferreira.

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan é uma vacina contendo o vírus SARS-CoV-2 inativado. Os estudos de soroconversão da vacina Sinovac/Butantan, demonstraram resultados de > 92% nos participantes que tomaram as duas doses da vacina no intervalo de 14 dias e > 97% nos participantes que tomaram as duas doses da vacina no intervalo de 28 dias.
Desde o início da pandemia, Itaperuna registrou 16.874 casos e 152 óbitos.

Fonte: Jorge Luiz Online