O Núcleo de Estudos Cidade, Cultura e Conflito (NUC), vinculado à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, promove nesta quinta-feira (9), a partir das 16h, o seminário “Por que defender os direitos humanos no Brasil contemporâneo?”. O evento será remoto e terá transmissão pela página do NUC no Facebook.

O evento marca as atividades do Dia Internacional dos Direitos Humanos e terá as participações dos sociólogos Luciane Silva, Wallace Mello e Ana Carla Pinheiro, do cientista social Yann Belmont e do defensor público Thiago Abud da Fonseca.
De acordo com o NUC, é “especialmente importante” discutir a Declaração Universal dos Direitos Humanos diante do contexto econômico, social e sanitário de 2020.
“A pandemia intensificou a desigualdade sobre o globo, e no Brasil em particular. Vivemos o caos na saúde e na educação, sem respostas efetivas do Governo Federal, e com mortes por Covid-19 aumentando exponencialmente nas últimas semanas. Ao mesmo tempo experenciamos formas autoritárias de resolução dos conflitos, intervenção na autonomia das Universidades e o Estado alvejando crianças nas favelas”, defendeu em nota, o núcleo de estudos, ao anunciar o evento.
O texto chama a atenção, ainda, para a situação prisional, que “também é grave, assim como os dados de violência contra a mulher”.
“Por último, a volta do Brasil ao Mapa da Fome revela que vivemos duas crises simultâneas: uma crise sanitária e uma crise humanitária”, alertou.
Fonte: Terceira Via